Feirão da Empregabilidade reúne grande público e oferece 746 vagas exclusivas para inscritos no CadÚnico em João Pessoa

A Sala do Empreendedor ofereceu orientações para formalização e regularização de pequenos negócios.

O Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura de João Pessoa nesta terça-feira (2), movimentou intensamente o Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena. O evento reuniu candidatos, empresas e instituições de qualificação profissional, oferecendo 746 vagas de emprego exclusivas para pessoas inscritas no CadÚnico.

A ação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), com objetivo de ampliar oportunidades de trabalho e renda para famílias em situação de vulnerabilidade.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou que o evento representa mais uma iniciativa para humanizar as políticas públicas da Capital. “Espero que todos possam sair daqui com a carteira assinada, com dignidade e respeito. João Pessoa vive um processo de transformação que não é apenas de obras, mas de cuidado com as pessoas”, disse.

O secretário da Sedest, Bruno Farias, lembrou que este é o sexto feirão realizado em 2025. “Este tem um caráter especial por ser voltado exclusivamente aos inscritos no CadÚnico. Não há programa social mais efetivo do que a carteira de trabalho assinada. São 746 oportunidades para transformar vidas”, afirmou.

O secretário da Sedhuc, Diego Tavares, ressaltou que a gestão municipal tem atuado tanto com ações de proteção social quanto de autonomia econômica. “Não apenas damos o peixe, através de programas sociais, mas também a vara para pescar. Nosso objetivo é que as famílias tenham emprego e continuem tendo acesso aos benefícios do CadÚnico”, destacou.

Triagem — Equipes da Sedest fizeram a triagem dos candidatos e encaminharam para entrevistas. A busca por recolocação no mercado marcou o perfil da maioria dos participantes. A moradora do Castelo Branco, Alessandra Alves, contou que está há um ano sem trabalhar e espera retornar à área de vendas. Já Edvânia Batista atualizou seus dados no CadÚnico e buscou vaga após o corte do benefício BPC de seu filho.

Diversidade — Segundo a coordenadora do Sine-JP, Jessyka Barros, as vagas contemplam segmentos como indústria, supermercados, serviços, padarias e comércio. Algumas empresas, como uma do setor industrial, abriram oportunidades específicas para trabalhadores com mais de 40 anos.

A analista de Pessoas da Alpargatas, Andressa da Silva, destacou as 40 vagas de operador de produção oferecidas pela empresa. “Queremos atrair, treinar e formar pessoas. É uma forma de contribuir com a sociedade”, afirmou.

Desempregada há dois meses, Maria das Neves participou do feirão buscando recolocação como auxiliar de serviços gerais. “Deixei meu currículo em um supermercado e vou tentar outras vagas. Não custa acreditar”, disse.

Integração — O feirão também contou com agências integradoras como CIEE, IEL, Renapsi e Cenap, que encaminharam jovens para vagas de estágio e Jovem Aprendiz. O IFPB realizou inscrições para a modalidade EJA. A coordenadora Rosiclea Santos explicou que o ensino médio é integrado ao curso técnico, preparando o aluno para atuação profissional.

A Sala do Empreendedor ofereceu orientações para formalização e regularização de pequenos negócios.

O CadÚnico — Principal base de dados para identificar famílias de baixa renda no Brasil, o CadÚnico permite o acesso a programas como Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e Minha Casa Minha Vida, além de ações estaduais e municipais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui