A 20ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro teve início nesta quarta-feira (3), em João Pessoa, reunindo produções cinematográficas, debates, homenagens e apresentações musicais. O festival, um dos mais importantes do país no segmento, será realizado até o dia 10 de dezembro em diversos pontos da capital, com atividades gratuitas no Manaíra Shopping e no Busto de Tamandaré.
A abertura oficial ocorreu no Cinépolis do Manaíra Shopping, com a exibição do documentário musical “ARY”, dirigido por André Weller, que participou da sessão. O evento deste ano traz uma programação ampliada, com mostras competitivas, lançamentos literários, conferências e shows especiais que celebram a produção audiovisual brasileira.
Na sexta-feira (5), o público poderá acompanhar, no Busto de Tamandaré, a exibição do documentário “Me Chama Que Eu Vou”, seguido de um show do cantor Sidney Magal, uma das grandes atrações musicais do festival.
Programação destaca cinema, literatura e música
A programação se estende ao longo de oito dias, contemplando diferentes linguagens artísticas. Nesta quinta-feira (4), no Busto de Tamandaré, haverá exibição de “O Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho, seguida de homenagem à deputada Jandira Feghali pelos cinco anos da Lei Aldir Blanc. À noite, músicos paraibanos apresentam um tributo a Raul Seixas.
Na sexta-feira (5), debates, mesas-redondas e lançamentos literários acontecem no Hotel Aram (Cabo Branco), com destaque para o livro “Cultura é Poder”, de Jandira Feghali, e conferências sobre políticas culturais e desenvolvimento regional.
No fim de semana, o festival segue com mostras competitivas de curtas e longas-metragens, sessões infantis, painéis especializados e apresentações artísticas. Entre os destaques, estão os filmes “Safo”, “Axé Meu Amor”, “Ato Noturno”, “A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero” e produções da Mostra Internacional com exibições de universidades de vários países.
Encerramento homenageia Geraldo Vandré
A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 10 de dezembro, com homenagem especial ao paraibano Geraldo Vandré, que receberá o Troféu Aruanda em celebração aos seus 90 anos de trajetória musical e poética. O festival também exibirá curtas da Rede Estadual e sessões especiais da mostra “Avant Première Paris–Paraíba”.
Com duas décadas de existência, o Fest Aruanda consolida-se como um dos mais tradicionais eventos culturais da Paraíba, promovendo o cinema nacional, incentivando novos talentos e estimulando o diálogo entre arte, sociedade e educação.




