João Pessoa inicia vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas

A nova vacina, agora parte do calendário oficial de imunização, protege os recém-nascidos contra a bronquiolite, principal causa de infecções respiratórias graves em bebês.

A Prefeitura de João Pessoa iniciou nesta sexta-feira (5) a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A nova vacina, agora parte do calendário oficial de imunização, protege os recém-nascidos contra a bronquiolite, principal causa de infecções respiratórias graves em bebês.

Proteção para os bebês desde o nascimento

Segundo a enfermeira Eliane Rosa, a imunização é essencial porque transfere anticorpos da mãe para o bebê, conferindo proteção já ao nascimento. “A proteção já nasce com o recém-nascido. É fundamental para evitar quadros graves”, explicou.

A primeira gestante imunizada foi Lillybeth Dias Alves, que celebrou a oportunidade: “Foi muito gratificante saber que minha bebê está protegida de uma doença tão grave. Viva o SUS”.

Para a coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Cândida Vargas (ICV), Tatiana Fragoso, a vacina representa “um avanço enorme” na saúde pública. Ela ressaltou que a imunidade passiva pode durar meses, oferecendo proteção até que o bebê desenvolva sua própria resposta imunológica. Além disso, contribui para reduzir a circulação do VSR na comunidade.

Onde e quando se vacinar

A vacinação já está disponível nos seguintes locais:

  • Instituto Cândida Vargas (ICV)

  • Centro Municipal de Imunização (CMI)

  • Policlínicas Municipais

    •  Horário: 8h às 16h

  • Pontos móveis de vacinação:

    • Home Center Ferreira Costa

      • Segunda a sexta: 12h às 21h

      • Sábado: 8h às 16h

    • Shopping Sul

      • Segunda a sexta: 12h às 21h

      • Sábado: 10h às 16h

    • Shopping Tambiá

      • Segunda a sexta: 12h às 20h

      • Sábado: 9h às 16h

A partir da próxima terça-feira (9), todas as salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) também passarão a ofertar o imunizante.

Documentos necessários para vacinação

As gestantes precisam apresentar:

  • Documento oficial com foto

  • Cartão SUS

  • Cartão ou caderneta de vacinação

Três profissionais estão atuando na aplicação das doses na UCG (Unidade de Cuidados Ginecológicos) para garantir agilidade e segurança no atendimento.

A vacinação contra o VSR é considerada uma importante estratégia de saúde pública, reforçando o papel da imunização materna na proteção dos recém-nascidos contra infecções respiratórias graves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui