Nova plataforma digital para CNH já soma mais de 3,6 mil alunos formados na Paraíba; ministro dos Transportes visita o Detran-PB nesta terça (16)

Ao todo, até esta segunda-feira (15), 14.353 pessoas solicitaram a CNH na Paraíba e 10.466 efetivaram a inscrição no curso de formação de condutores.

Em apenas uma semana de funcionamento, a nova plataforma digital de aulas teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já contabiliza 3.637 paraibanos que concluíram o curso e avançaram para as próximas etapas do processo de habilitação. Ao todo, até esta segunda-feira (15), 14.353 pessoas solicitaram a CNH na Paraíba e 10.466 efetivaram a inscrição no curso de formação de condutores.

O novo modelo, implementado pelo Ministério dos Transportes, oferece curso teórico gratuito e 100% online, reduz a carga mínima de aulas práticas e permite que instrutores autônomos credenciados acompanhem o processo de aprendizagem, promovendo mais flexibilidade e economia para o cidadão.

Visita do ministro Renan Filho à Paraíba

Para acompanhar a aplicação do novo modelo, o ministro dos Transportes, Renan Filho, cumpre agenda em João Pessoa nesta terça-feira (16). Ele visitará o Detran da Paraíba, ao lado do superintendente Isaías Gualberto e do secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes.

Como funciona o novo modelo

Com a reformulação, todo o processo inicial de habilitação pode ser feito digitalmente, por meio do site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Entre as mudanças mais relevantes estão:

  • Curso teórico gratuito e online na plataforma oficial;

  • Redução das aulas práticas obrigatórias, que passaram de 20 para apenas duas horas-aula;

  • Possibilidade de uso de veículo próprio durante o treinamento;

  • Escolha entre autoescolas, instrutores autônomos credenciados ou preparo personalizado.

Etapas obrigatórias e fiscalização

Mesmo com as flexibilizações, o candidato ainda precisa obrigatoriamente ser aprovado nas provas teórica e prática. Os exames médicos e a coleta biométrica continuam presenciais, nas unidades do Detran.

Os instrutores autônomos serão fiscalizados pelos Detrans estaduais, com critérios padronizados nacionalmente, e estarão identificados no sistema da Carteira Digital de Trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui