As Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) deflagraram, nesta segunda-feira (15), a Operação Costa Segura, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, violência armada e articulação de homicídios no sul da Bahia e no estado da Paraíba.
A ação é resultado de uma operação integrada entre as FICCOs da Bahia, de Ilhéus e da Paraíba, com apoio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por meio das Polícias Civil e Militar, além da Secretaria de Administração Prisional. Mais de 200 policiais participam da ofensiva, que segue em andamento.
Na Paraíba, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em João Pessoa. Durante as diligências, uma pessoa foi presa em flagrante no bairro João Paulo II. De acordo com as forças de segurança, lideranças da facção criminosa foram capturadas, e os materiais apreendidos reforçam a participação direta dos investigados na coordenação de crimes violentos, na distribuição de armamentos e na gestão do tráfico de drogas nas áreas alvo da operação.
No total, a Operação Costa Segura já resultou no cumprimento de 45 mandados de prisão preventiva, 32 mandados de busca e apreensão e na execução de 12 medidas cautelares, incluindo o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelo grupo criminoso para movimentação de recursos ilícitos.
As ordens judiciais foram executadas nos municípios baianos de Ilhéus, Itabuna, Itacaré e Uruçuca, além da capital paraibana. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros integrantes da organização criminosa, ampliar o mapeamento da estrutura financeira do grupo e aprofundar a responsabilização penal dos envolvidos.
Segundo as autoridades, a operação representa mais um avanço no enfrentamento ao crime organizado interestadual, reforçando a atuação integrada das forças de segurança no combate às facções que atuam de forma articulada entre diferentes estados.




