A deputada estadual e presidente do PT na Paraíba, Cida Ramos, afirmou que a decisão sobre o posicionamento do partido nas eleições estaduais de 2026 será definida pelo diretório estadual, com autonomia e sem imposição da direção nacional, como ocorreu em pleitos anteriores. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Correio 98 FM, nesta terça-feira (16), após reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana.
“O ministro acompanhou tudo, fez uma avaliação dos feitos do presidente Lula, da conjuntura nacional, e localmente ele reafirmou o que a direção nacional tem sempre colocado: que essa deliberação vai ser muito direcionada pelo diretório estadual”, disse Cida.
A parlamentar reforçou que o partido vive um novo momento na Paraíba, com forte respaldo da direção nacional, e que o diálogo interno será fundamental para a construção da estratégia para o próximo pleito estadual.
Sem apoio definido para 2026
Questionada sobre a possibilidade de o PT apoiar a pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ou do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), Cida Ramos foi enfática: “Não houve qualquer indicação do ministro Camilo Santana”.
“Ele não adentrou, não se posicionou por A ou B, mas fez uma fala importante, ressaltando esse momento do PT na Paraíba. Reforçou o apoio nacional e a importância de uma construção coletiva sobre o posicionamento do partido”, destacou.
Reunião com lideranças
A reunião com o ministro da Educação foi realizada na noite da segunda-feira (15), em João Pessoa, e contou com a presença de diversas lideranças políticas e acadêmicas, incluindo:
-
O deputado estadual Luciano Cartaxo
-
O vereador de João Pessoa Marcos Henriques
-
A reitora do IFPB, Mary Roberta
-
O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Frei Anastácio
-
O secretário executivo de Juventude, Pedro Matias
-
Professores da UFPB e IFPB, além de lideranças sociais
O encontro reforçou o fortalecimento das relações entre o governo federal e os quadros petistas paraibanos, em um momento em que o partido busca maior protagonismo nas eleições de 2026, tanto no estado quanto no cenário nacional.




