Paraíba prorroga vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos e amplia ações em escolas e universidades

A vacinação contra o HPV integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e é considerada fundamental para prevenir diversos tipos de câncer associados ao vírus.

Foi prorrogada na Paraíba a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos. A campanha será estendida para escolas e universidades no primeiro semestre de 2026, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES). A medida segue as diretrizes do Ministério da Saúde e busca ampliar a cobertura vacinal no estado.

De acordo com dados da SES, a Paraíba tem uma estimativa de 126.044 adolescentes nessa faixa etária. Em 2025, foram aplicadas 6.661 doses, número que motivou o reforço das estratégias para alcançar quem ainda não se vacinou.

A chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara Fernandes, destacou que o foco será aumentar a adesão com ações extramuros, especialmente em ambientes educacionais. “A vacina contra o HPV é a medida mais eficaz de prevenção contra complicações causadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, pênis, ânus, vulva, boca e orofaringe. Com a prorrogação, adolescentes de 15 a 19 anos terão mais uma oportunidade de se proteger”, afirmou.

Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde informou que, até este mês, foram aplicadas 208.789 doses da vacina HPV em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos, sendo 90.994 em meninas e 117.795 em meninos — números que indicam avanços, mas também a necessidade de intensificar as ações.

A vacinação contra o HPV integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e é considerada fundamental para prevenir diversos tipos de câncer associados ao vírus. Para a faixa etária de 15 a 19 anos, a estratégia representa uma última chance de proteção antes da vida adulta, período em que o risco de exposição aumenta significativamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui