A presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Jays de Nita, decretou calamidade administrativa interna e determinou a suspensão do concurso público em andamento. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa Severaque Dionísio na segunda-feira (29).
De acordo com a publicação, o decreto tem caráter temporário e visa a organização e verificação dos processos administrativos, especialmente os relacionados a contratações e despesas. A medida foi adotada após o falecimento do então presidente da Casa, Adriano Martins, ocorrido em 24 de dezembro, e a consequente posse da vice-presidente, o que teria provocado descontinuidade administrativa, documental e financeira.
O texto ressalta a necessidade de imediata reorganização interna para restabelecer o funcionamento regular da Câmara. Com isso, foi determinada a suspensão de todos os contratos administrativos vigentes, além da interrupção do cronograma do concurso público, com o objetivo de reavaliar a necessidade administrativa, o dimensionamento de pessoal, o impacto orçamentário e a compatibilidade com os limites legais.
A presidente também determinou a realização de auditoria em todos os contratos por meio do Controle Interno, para assegurar a integridade dos processos e dos pagamentos que estão sob análise. A medida busca garantir transparência e regularidade na retomada das atividades administrativas da Casa Legislativa.




