Antigo prédio da Academia de Comércio será restaurado e transformado em museu

A iniciativa foi confirmada nesta terça-feira (6) pelo governador João Azevêdo (PSB).

Diversos prédios localizados no Centro Histórico de João Pessoa devem passar por obras de restauração, a partir de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e o Governo da Paraíba. A iniciativa foi confirmada nesta terça-feira (6) pelo governador João Azevêdo (PSB).

Entre os imóveis incluídos no projeto está o antigo prédio da Academia de Comércio Epitácio Pessoa, que foi atingido por um incêndio na madrugada desta terça, além do edifício da antiga Faculdade de Direito, localizado nas proximidades do Palácio da Redenção e do Museu de Teófilo.

Em publicação nas redes sociais, o governador destacou que as tratativas já estão em andamento para que o Estado assuma a recuperação dos imóveis. “Além do Memorial do Sivuca, que já está fechado e assinado, estamos iniciando as primeiras tratativas para que o Estado possa assumir aquele prédio belíssimo da Academia de Comércio e transformá-lo em um espaço que todo paraibano possa visitar. Da mesma forma, estamos avançando para a recuperação da antiga Faculdade de Direito”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é de que a cidade seja beneficiada com a preservação e a reocupação desses espaços históricos.

Incêndio no prédio da Academia de Comércio

O incêndio que atingiu parte do prédio da antiga Academia de Comércio foi registrado por volta das 3h da manhã. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu conter as chamas, evitando danos ainda maiores à estrutura.

O imóvel é tombado pelo patrimônio histórico, está fechado há vários anos e encontra-se sob responsabilidade da UFPB. As causas do incêndio ainda serão investigadas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) deverá divulgar um levantamento técnico dos danos causados pelo fogo nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui