A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba ampliou a vacinação contra a Mpox para pessoas vivendo com HIV/Aids, independentemente da contagem de linfócitos CD4, e também para usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A medida segue as orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, e será aplicada conforme a disponibilidade de doses no estado.
De acordo com Márcia Fernandes, chefe do Núcleo de Imunização da SES-PB, a ampliação tem como objetivo reforçar a proteção de pessoas com maior risco de evolução para formas graves da doença. Segundo ela, os serviços de referência já possuem o cadastro desses usuários, o que facilita o agendamento e a organização da vacinação. O esquema vacinal é composto por duas doses de 0,5 ml, com intervalo de 28 dias entre elas.
Na Paraíba, a vacina está disponível nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) dos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos, além do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), em João Pessoa.
Locais de vacinação
1ª Macrorregião – João Pessoa
Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)
Endereço: Rua Carlos Gomes, nº 35, Torre – João Pessoa/PB
Telefone: (83) 3255-8364
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h
Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE)
Endereço: Rua Alberto de Brito, nº 411, Jaguaribe – João Pessoa/PB
Telefone: (83) 3213-7795
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30
2ª Macrorregião – Campina Grande
Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE)
Endereço: Avenida Floriano Peixoto, nº 1.877, Jardim Tavares – Campina Grande/PB
Telefone: (83) 3077-0113
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h
3ª Macrorregião – Patos
Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE)
Endereço: Rua Alto Casteliano, nº 1.352, bairro Maternidade – Patos/PB
Telefone: (83) 99875-6127
Funcionamento: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 13h; terça-feira, das 7h às 13h
Sobre a Mpox
A Mpox é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa, com sintomas como febre, cansaço, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, ínguas e lesões na pele. A transmissão ocorre principalmente por contato direto, como beijos, abraços e relações sexuais, além do contato com secreções respiratórias, feridas, bolhas ou objetos recentemente contaminados. Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde e evitar contato próximo com outras pessoas.




