O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, entregou, nessa sexta-feira (16), na cidade de Bonito de Santa Fé, no Sertão do Estado, a 55ª Casa da Cidadania da Paraíba. A nova unidade está instalada no Mercado Público Municipal. Na mesma ocasião, foram entregues 78 cisternas do tipo primeira água, com capacidade para 16 mil litros, além do anúncio da construção de mais 78 cisternas no município.
A Casa da Cidadania integra a política de interiorização dos serviços públicos, garantindo mais eficiência, comodidade e dignidade no atendimento à população, além de ampliar o acesso a serviços essenciais no interior do estado. No local, serão ofertados serviços como emissão da Carteira Nacional de Identificação (CNI), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital e Ponto de Apoio Virtual (PAV), em parceria com a Receita Federal, Detran e Junta Militar. A unidade funciona em prédio próprio, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, oferecendo melhor estrutura e condições adequadas para o atendimento integrado.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou a importância das ações para a população sertaneja. “São iniciativas que levam serviços e políticas públicas diretamente a quem mais precisa, especialmente nas áreas mais remotas. É um momento histórico para a população”, afirmou. Segundo ela, a centralização dos serviços evita que moradores precisem se deslocar para outros municípios ou até estados vizinhos para obter documentos. “Além disso, a entrega das cisternas garante acesso à água e fortalece a segurança alimentar”, completou.
O prefeito Ceninha Lucena ressaltou a relevância do equipamento público para o município, considerado um dos mais distantes da capital. “A Casa da Cidadania reúne diversos serviços em um só lugar e facilita a vida da população. Também temos ações importantes para a zona rural, como a distribuição de sementes para os agricultores”, destacou.
Cisternas e segurança hídrica
Ainda em Bonito de Santa Fé, foram entregues 78 cisternas que vão beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Os equipamentos fazem parte do Programa de Cisternas, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Governo da Paraíba. A construção de mais 78 unidades foi anunciada durante a solenidade.
As cisternas do tipo primeira água captam água da chuva por meio de calhas e armazenam o recurso em reservatórios de 16 mil litros, garantindo abastecimento em regiões semiáridas e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional. “Com essas entregas e a previsão de novas cisternas, vamos zerar a demanda no município”, comemorou o prefeito.
Moradora do Sítio Chico Carlos, Noemi Cândido Pereira Neto Santana, mãe de uma criança de quatro anos, relatou a mudança na rotina da família. “Nossa vida mudou demais. Antes, carregava água em baldes; agora, com a cisterna, tudo ficou mais fácil. É só bênção”, disse. Já Lídia Vitória da Silva Santos, do Sítio Cedro, mãe de uma criança de quase três anos, reforçou a importância do equipamento. “Lá é difícil ter água. A cisterna ajuda muito. Antes, dependíamos de pegar água na casa de parentes”, relatou.




