A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), abriu processo seletivo simplificado para educadores sociais voluntários interessados em atuar como alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições são on-line e seguem até o dia 2 de fevereiro, às 23h59.
Para concorrer às vagas, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter no mínimo 18 anos e possuir ou estar cursando, a partir do 5º período, licenciatura em qualquer área do conhecimento, ou ainda ter formação de nível médio na modalidade normal. Também é exigida disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício da função de Alfabetizador Social voluntário, conforme previsto no edital.
Os selecionados serão responsáveis pela mobilização e busca ativa de jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não dominem a leitura, a escrita e o letramento matemático. Cada alfabetizador deverá formar turmas com, no mínimo, 20 alfabetizandos devidamente matriculados.
A Sedec esclarece que não haverá vínculo empregatício entre os alfabetizadores voluntários e a Prefeitura de João Pessoa. Os participantes receberão bolsa no valor previsto de R$ 1.200,00, paga diretamente ao beneficiário por depósito em conta bancária.
No ato da inscrição on-line, o candidato deverá anexar a documentação obrigatória, que inclui RG (frente e verso), CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade mínima, comprovante de quitação eleitoral e currículo simplificado, acompanhado dos documentos comprobatórios.
Também são exigidas certidão negativa de antecedentes criminais da Polícia Civil, certidão negativa criminal da Justiça Estadual, certidão negativa criminal da Justiça Federal da 5ª Região, declaração de disponibilidade para cumprir 20 horas semanais, comprovante de regularidade com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino) e laudo médico, no caso de candidatos que se declararem pessoas com deficiência.
A Sedec alerta que a ausência de qualquer documentação obrigatória resultará na invalidação imediata da inscrição no Processo Seletivo Simplificado.




