O Governo Federal autorizou, nesta quarta-feira (21), o início das obras do novo Hospital da Mulher na cidade de Sousa, no Sertão paraibano. A unidade terá investimento de R$ 103 milhões e deve beneficiar pacientes de cerca de 40 municípios da região.
A maternidade funcionará 24 horas por dia, com atendimento de urgência e emergência obstétrica e ginecológica, internação hospitalar, terapia intensiva e atendimento ambulatorial, ampliando a rede de assistência à saúde da mulher no interior do estado.
A nova unidade contará com 8.200 m² de área construída e capacidade para até 100 leitos, com estrutura voltada ao atendimento humanizado de gestantes de risco habitual e alto risco, além de acolhimento a mulheres vítimas de violência.
O projeto referencial do Ministério da Saúde prevê diferenciais como recepção com privacidade e conforto, salas lilás, suítes para pré-parto, parto e pós-parto, permitindo que todas as fases do parto ocorram no mesmo ambiente, centros de parto normal intra-hospitalares com banheira e espaços adequados para o atendimento imediato ao recém-nascido, sem prejuízo da interação entre mãe e filho. A unidade também adotará o acolhimento com classificação de risco (ACCR).
Além do Hospital da Mulher, a Paraíba será contemplada com três policlínicas, que contarão com salas de ultrassonografia, salas lilás para acolhimento de vítimas de violência, salas de tomografia, espaços de reabilitação e outros serviços especializados.
As policlínicas irão ofertar consultas clínicas realizadas por equipes médicas e multiprofissionais, definidas conforme o perfil epidemiológico de cada região, além da realização de exames gráficos e de imagem para fins diagnósticos e a execução de pequenos procedimentos, fortalecendo a rede de atenção especializada no estado.




