O governador João Azevêdo recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), na Granja Santana, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radames Lattari, para tratar da realização de mais uma edição do Paraíba World Beach Games, em João Pessoa. Durante o encontro, ficou definido que o evento será antecipado para o fim de fevereiro e seguirá até o início de abril, garantindo que a capital paraibana seja, pelo terceiro ano consecutivo, a capital brasileira dos esportes de praia.
As datas oficiais das competições, que ocorrerão na grande arena montada na Praia de Tambaú, serão anunciadas em solenidade no Espaço Cultural. A CBV confirmou a realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro e uma etapa do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, além de disputas nacionais de outras modalidades, como futvôlei, futebol de areia e handebol.
O governador João Azevêdo destacou a importância da mudança no calendário e reforçou a dimensão do evento para o estado. “Mesmo com a alteração da data, o Paraíba World Beach Games continua sendo um evento extraordinário e gigante, que entrou definitivamente no calendário esportivo da Paraíba. Seguimos parceiros do vôlei brasileiro e mundial, com etapas nacionais e internacionais que transformam o estado em um centro esportivo de projeção global”, afirmou.
João Azevêdo também ressaltou o impacto da edição anterior, que contou com 70 dias de competições, mais de 10.500 atletas, grande participação do público e expressiva presença de turistas, movimentando a economia e ampliando a visibilidade de João Pessoa.
O presidente da CBV, Radames Lattari, classificou o Paraíba World Beach Games como um evento de grande porte e projeção internacional. “É uma honra para o voleibol integrar mais uma vez esse projeto. Vamos trazer algumas das melhores duplas do mundo, como os suecos David Åhman e Jonatan Hellvig, campeões olímpicos em 2024, além das brasileiras Ana Patrícia e Duda, ouro nos Jogos Olímpicos de 2024”, destacou.
Segundo Radames, o apoio do Governo da Paraíba tem sido fundamental para o fortalecimento do voleibol e dos esportes de praia. “Valorizamos gestores que compreendem o esporte como instrumento de saúde, inclusão social e desenvolvimento econômico. Por isso, temos a certeza de que esta edição será ainda maior”, completou.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, explicou que a antecipação do evento também atende a uma demanda do setor turístico. “A iniciativa estimula a vinda de atletas, equipes técnicas e turistas em um período de menor fluxo, fortalecendo a economia local. A Paraíba se consolida como a capital dos esportes de praia, com ampla visibilidade nacional e internacional”, afirmou.
Também participaram da reunião o presidente da Federação Paraibana de Vôlei, Carlos Fernandes; o membro da CBV, Thiago Gusmão; o gerente do Comitê Organizador do Paraíba World Beach Games, Vitor Hugo; e o secretário executivo de Esporte e Lazer, Harlem Vilarim.




