O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado nesta quinta-feira (29) e, para marcar a data, o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais “Marcela Prado”, localizado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, realizou uma programação especial. Na manhã desta quinta, foi promovido o III “Transgender Day”, expressão que, em tradução livre, significa “Dia da Visibilidade Transgênero”. Durante a ação, foram realizadas atividades culturais, apresentações artísticas, brechó solidário, oferta de serviços de beleza e um café compartilhado.
O evento teve como público-alvo a população LGBTQIA+, estudantes universitários, representantes e gestores das iniciativas pública e privada, membros da sociedade civil organizada, ONGs, trabalhadores da área da saúde, entre outros interessados na temática.
Para Nicole Cavalcanti, gerente do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais “Marcela Prado”, é fundamental criar espaços de conexão e reflexão sobre a visibilidade trans. “Nós estamos falando de uma população que é constantemente invisibilizada e excluída, tanto no cotidiano quanto nos espaços públicos”, destacou.
Já Morgana Santos, artista e usuária do Ambulatório “Marcela Prado”, ressaltou que a data representa um momento de luta e resistência para toda a população trans. “Estamos aqui com nossos corpos, que são tão perseguidos e odiados. Estamos mais uma vez lutando, persistindo para sobreviver, e graças a essa máquina maravilhosa que é o Ambulatório Trans de Campina Grande, que completa quatro anos, seguimos na luta, persistindo e resistindo. Viva a vida”, afirmou.
O ambulatório TT conta com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatra, endocrinologista, clínico geral, urologista, ginecologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista e gerente administrativo. O serviço funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e às sextas-feiras, das 8h às 14h.
Sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans – O dia 29 de janeiro marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans, símbolo da luta pela cidadania e pelo respeito às travestis, mulheres e homens trans no Brasil. A data foi criada em 2004 e tem como objetivo reforçar a importância do respeito à identidade de gênero e aos direitos básicos dessa população, que ainda enfrenta diariamente a exclusão e o preconceito.
O post Dia da Visibilidade Trans: ambulatório para travestis e transexuais realiza ações em CG apareceu primeiro em Paraíba Já.




