A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa realizou, nesta sexta-feira (30), duas ações que resultaram em prisões com apoio do sistema de videomonitoramento do programa Smart City. A primeira ocorreu no Centro da capital, onde a Guarda Civil Metropolitana identificou e prendeu um homem com mandado de prisão em aberto por roubo. A segunda foi registrada na Orla, dentro da Operação Pré-Carnaval, com a detenção de três suspeitos de tráfico de drogas.
Segundo a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, em menos de dois meses este é o terceiro caso de foragido da Justiça localizado por meio das câmeras inteligentes. Após a identificação, os agentes acompanharam o deslocamento do suspeito e realizaram a abordagem. Ele foi conduzido à Cidade da Polícia, no bairro do Geisel, para os procedimentos legais.
O secretário João Almeida destacou que o uso da tecnologia fortalece o trabalho das forças de segurança. Segundo ele, a integração entre monitoramento e presença nas ruas amplia a capacidade de resposta das equipes, especialmente em períodos de maior circulação de pessoas, como o pré-carnaval.
Na segunda ocorrência, registrada no bairro Cabo Branco, a Guarda prendeu três homens suspeitos de envolvimento com o tráfico. Durante a ação, foram apreendidas porções de drogas, balança de precisão, celulares e dinheiro em espécie. O material e os detidos também foram levados à Cidade da Polícia.
O diretor operacional da Guarda Civil Metropolitana, Sandro Alex, afirmou que a Operação Pré-Carnaval faz parte de um planejamento contínuo de segurança. Segundo ele, a atuação combina inteligência, tecnologia e presença estratégica para proteger moradores e turistas durante as festividades.
A população pode acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153 para denúncias e emergências.




