Uma operação conjunta da Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal e Receita Federal colocou João Pessoa no centro de uma investigação que apura um suposto esquema nacional de fraudes no Programa Farmácia Popular, financiado com recursos federais. A ação, batizada de Operação Over The Counter, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (10).
Na capital paraibana, foram cumpridos mandados de busca e apreensão como parte de uma ofensiva que também alcançou cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. As medidas foram autorizadas pela 2ª Vara Federal de Dourados (MS), responsável pelo processo.
Segundo as autoridades, a Justiça determinou ainda o bloqueio e sequestro de bens, incluindo contas bancárias, veículos e imóveis, que somam R$ 8.725.000. Ao todo, sete empresas e nove pessoas físicas são investigadas por possível envolvimento no esquema.
As apurações começaram após uma denúncia formalizada à Polícia Federal, que apontava irregularidades praticadas por uma farmácia no município de Dourados (MS). A partir desse caso, os investigadores identificaram indícios de uma estrutura criminosa com atuação em diferentes regiões do país.
De acordo com a investigação, o grupo utilizava dados de terceiros, conhecidos como “laranjas”, para registrar no sistema oficial do Farmácia Popular vendas simuladas de medicamentos. Os produtos, no entanto, não teriam sido entregues aos pacientes, permitindo que os responsáveis recebessem repasses indevidos da União.
O esquema teria causado prejuízo milionário aos cofres públicos, além de comprometer a finalidade do programa, que tem como objetivo garantir o acesso da população a medicamentos essenciais, de forma gratuita ou com preços subsidiados.
O Farmácia Popular é uma política pública do Governo Federal criada para ampliar o acesso a tratamentos básicos, especialmente para doenças crônicas. Irregularidades como as investigadas podem afetar diretamente o atendimento à população mais vulnerável.
As investigações seguem em andamento, e os órgãos envolvidos não descartam a identificação de novos suspeitos nem a deflagração de outras fases da operação, à medida que o material apreendido for analisado.
O post Operação mira esquema no Farmácia Popular e cumpre mandados em JP apareceu primeiro em Paraíba Já.




