Governo da Paraíba lança edital para construção de adutora que beneficiará seis municípios do Sertão

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de março e também no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), a publicação do edital de licitação para a construção do Sistema Adutor Integrado MRH89, na região de Catolé do Rocha.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de março e também no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

Obra vai ampliar abastecimento de água na região

Segundo o Governo da Paraíba, o sistema adutor vai garantir abastecimento de água para os municípios de Brejo dos Santos, Bom Sucesso, Jericó, Lagoa, Mato Grosso e Catolé do Rocha.

A captação será feita a partir de uma barragem de nível no Rio Piranhas, já utilizada no abastecimento local, com ampliação da estrutura para atender cerca de 77.858 habitantes.

Sistema terá mais de 100 km de extensão

O projeto prevê a implantação de aproximadamente 103 quilômetros de adutora, além de duas Estações de Tratamento de Água e cinco Estações Elevatórias.

A iniciativa visa reforçar a segurança hídrica da região e ampliar a oferta de água potável no semiárido paraibano.

Investimento supera R$ 190 milhões

O investimento total na obra é de mais de R$ 191,8 milhões, por meio de contrato de empréstimo entre o Governo do Estado e o New Development Bank (NDB).

A licitação está prevista para ocorrer em junho deste ano, conforme cronograma estabelecido no edital.

Projeto busca reduzir risco de desabastecimento

De acordo com João Azevêdo, a obra é estratégica para garantir maior estabilidade no fornecimento de água.

O governador destacou que a iniciativa permitirá melhor aproveitamento das águas do Rio São Francisco, reduzindo o risco de racionamento e fortalecendo o abastecimento nos municípios que enfrentam escassez hídrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui