O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), autorizou nesta quarta-feira (1º) o início das obras do Complexo Viário do Altiplano, um dos maiores projetos de mobilidade urbana da capital.
O investimento estimado ultrapassa R$ 235 milhões e prevê intervenções em importantes corredores viários da cidade.
Projeto prevê construção de viadutos e túnel
A obra inclui a construção de quatro viadutos e uma passagem subterrânea, com o objetivo de melhorar o fluxo entre bairros como Altiplano, Miramar e regiões adjacentes.
Entre as principais estruturas está o Viaduto 1, com 657 metros de extensão, que contará com trechos em estrutura mista e segmento estaiado, no encontro da Avenida João Cirilo da Silva com a Avenida Ministro José Américo de Almeida.
Outros viadutos vão ampliar conexões na região
O projeto também contempla:
- Viaduto 2: pista bifurcada em direção ao Altiplano
- Viaduto 3: com 358 metros, ligando a Rua Paulino Pinto à Avenida João Cirilo da Silva
- Viaduto 4: conectando a Avenida Ministro José Américo de Almeida à Rua Giuseppe Duarte de Queiroz
Além disso, haverá ampliação do pontilhão existente na Avenida Ministro José Américo de Almeida, com acréscimo de três metros.
Passagem subterrânea integra o sistema viário
A intervenção inclui ainda a construção de um túnel, com cerca de 20 metros em concreto armado, além de aproximadamente 220 metros em trincheira aberta.
Obra busca melhorar mobilidade urbana na capital
O Complexo Viário do Altiplano tem como objetivo reduzir congestionamentos e melhorar a mobilidade urbana em uma das áreas de maior crescimento de João Pessoa.
A expectativa é de que o projeto proporcione mais fluidez no trânsito e facilite o deslocamento entre bairros estratégicos da capital paraibana.




