Operação da PF investiga corrupção na própria corporação; delegado é preso

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) prenderam duas pessoas, nesta quarta-feira, no âmbito da Operação Tergiversação 2, que investiga suspeitas de corrupção dentro da própria Polícia Federal.

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) prenderam duas pessoas, nesta quarta-feira, no âmbito da Operação Tergiversação 2, que investiga suspeitas de corrupção dentro da própria Polícia Federal. Os presos ainda não foram identificados.

A 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro expediu quatro mandados de prisão e 33 de busca e apreensão. Um delegado da Polícia Federal e outro da Polícia Civil estavam entre os alvos da operação. Na primeira etapa da ação, em junho de 2019, também foi preso um outro delegado da PF e um escrivão da corporação, além de um advogado.

O esquema recebia propina para excluir nomes de empresários e de suas companhias das investigações em curso em um núcleo da PF, segundo apurou a força-tarefa. Até agora o MPF já denunciou seis pessoas pelos crimes de corrupção ativa e passiva.

Já a segunda fase da Tergiversação mira outros empresários suspeitos de pagar propina para policiais em troca da proteção. Nas investigações, advogados apontados como intermediários das cobranças de vantagens indevidas também são alvos da força-tarefa. Os suspeitos são investigados por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, organização criminosa e obstrução à Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui