Apesar de um ano atípico, em razão da pandemia do novo coronavírus, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, fez um balanço positivo durante o programa Fala Governador, nesta segunda-feira (28). Para ele, a parceria e a busca pela modernidade foram impulsionadores neste ano tão desafiador.
Segundo Agamenon Vieira, o Detran-PB passou a atender de forma virtual, para diminuir a demanda reprimida de serviços considerados de extrema necessidade. Isso pode ser comprovado pelos dados oferecidos pela Assessoria Técnica em Processamento de Dados: de janeiro até dezembro deste ano, mais de 988 mil usuários acessaram o Portal de Serviços do órgão. Ou seja, quase 1 milhão de acessos.
“Tínhamos que manter os serviços essenciais, como os licenciamentos dos transportes de alimentos, das ambulâncias, das viaturas, e isso nos levou a inovar com a criação de comissões que deram o suporte necessário à manutenção desses serviços, bem como à modernização do órgão, para disponibilizar o leque de opções online necessárias para esse momento tão difícil”, enfatizou o superintendente.
Com isso, foram emitidos mais de 270 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) Digitais; cerca de 138 mil Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs); emplacados mais de 800 mil veículos e realizadas quase 203 mil vistorias, entre os diversos serviços oferecidos.
Antes de destacar as ações de 2020, ele ressaltou a inauguração da nova sede da 6ª Ciretran, em Cajazeiras, no ano passado, que representou um investimento de R$ 3,7 milhões de recursos oriundos do tesouro estadual. Além disso, foram implantados a Carteira Digital de Trânsito, o sistema de recursos de infrações on-line, o laudo médico on-line, o credenciamento de empresas para parcelamento de débitos via cartão de crédito e a adesão ao modelo de placas no padrão Mercosul.
Em 2020, o superintendente destacou a implantação do CRLV totalmente digital, para impressão pelo usuário; a campanha educativa do Movimento Maio Amarelo exclusivamente digital, pelas redes sociais do Detran-PB; lançamento do serviço de agendamento on-line para liberação de veículos, para emissão de guia de isenção do IPVA, para emissão de 2ª via da CNH e da carteira definitiva, todos por meio do site www.detran.pb.gov.br.
Em junho, o Detran-PB retomou parte dos serviços suspensos, facilitando o acesso gradual de usuários à sede do órgão, após prévio agendamento pelo site. Depois retornou com o atendimento presencial nas clínicas médicas e em alguns postos de trânsito, a exemplo do sediado no Shopping Luiza Motta, em Campina Grande. Na área da Educação de Trânsito, a coordenação da unidade realizou lives diárias durante a Semana Nacional de Trânsito, bem como em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, lembrado em novembro.
Agamenon Vieira ainda ressaltou a realização dos leilões de veículos na modalidade online, quando foram leiloados 1.260 carros e motos. Ele destacou o credenciamento de empresas especializadas e a consequente retirada dos veículos dos pátios, causadores da proliferação de insetos e de danos ao meio ambiente.