”A Paraíba está preparada para a chegada de qualquer vacina”. Foi o que afirmou o secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi. Ele informou que o estado abriu um processo licitatório para adquirir três ultrafreezers que poderiam armazenar a vacina da Pfizer.
A vacina fabricada pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, precisa ser armazenada a -70°C, temperatura que não pode ser atingida em freezers comuns. De acordo com Beltrammi, se a vacina vier, o Estado estará preparado.
Segundo ele, a rede estadual de saúde já possui três ultrafreezers em sua rede de hemocentros, já que os equipamentos são necessários para armazenar alguns componentes sanguíneos. Além disso, o Centro Universitário Unifacisa já disponibilizou o empréstimo de um ultrafreezer para a vacinação, se for necessário.
O secretário destacou, porém, que não há previsão para a vacina da Pfizer chegar ao Brasil. ”Pelo andar da carruagem, dificilmente teremos a vacina da Pfizer nesse primeiro semestre”, comentou.
Beltrammi afirmou que, nesse primeiro momento, provavelmente só as vacinas de Oxford, em parceria com a Fiocruz, e a Coronavac, em parceria com o Instituto Butantan, serão disponibilizadas. ”Nesse caso, nosso sistema frio até -20°C é enorme”, garantiu.