Uma Operação conjunta do Procon Estadual da Paraíba, Vigilância Municipal, Sedurb, Semam, Procon Municipal de João Pessoa, Bombeiros, Guarda Civil e Polícia Militar fiscalizou o cumprimento dos decretos esdatual e municipal que visavam conter o avanço da pandemia de covid-19 em João Pessoa durante o “feriado prolongado”.
De acordo com o Procon, durante o feriadão, entre os dias 26 de março e 3 de abril, 238 estabelecimentos localizados em 38 bairros de João Pessoa. Conforme o órgão, a maioria dos estabelecimentos estavam cumprindo o que determina os decretos. Os que não estavam foram orientados para se adequarem ou encerrar as atividades imediatamente.
Segundo a fiscalização, 64 estabelecimentos apresentaram alguma irregularidade. Entre elas, alguns estabelecimentos não possuiam nenhuma barreira de proteção física nos caixas e balcões de atendimento, promoviam aglomeração de pessoas e não respeitavam o distanciamento social. Além disso, foi registrado que alguns estabelecimentos estavam funcionando na modalidade Take Away, descumprindo os decretos vigentes.
Outros 9 estabelecimentos entre lojas de roupas, depósitos de bebidas, conveniências, lanchonetes, academias e lojas de decorações, foram obrigados a encerrarem as suas atividades por estarem descumprindo os Decretos Estadual 41.120/2021 e Municipal 9.699/2021.
A fiscalizou passou nos bairros de Aeroclube, Água Fria, Altiplano, Anotólia, Bairro das Indústria, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Centro, Colibris, Costa e Silva, Cristo, Cuiá, Epitácio Pessoa, Ernâni Sátiro, Geisel, Gramame, Grotão, Jardim Cidade Universitária, Jardim Luna, Jardim Oceania, Jardim Veneza, José Américo, Manaíra, Miramar, Nova Mangabeira, Paratibe, Penha, Portal do Sol, Quadramares, Rangel, Seixas, Tambaú, Torre, Valentina e Vieira Diniz.