As famílias em situação de grande vulnerabilidade social do Complexo Beira Rio (CBR), em João Pessoa, formado por oito comunidades, devem receber um auxílio para aluguel no valor de R$ 500 reais. O chamado Aluguel de Transição, foi instituído por lei e publicado no Semanário Oficial do Município.
O mapeamento já está sendo feito pela equipe de Infraestrutura contratada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, que vai pagar o benefício “até que cesse o estado de calamidade constatado pelos órgãos públicos, em especial a Defesa Civil, limitado a 24 meses”.
O aluguel de transição foi enviado à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pelo Executivo, por meio de Medida Provisória (MP), e aprovado em sessão ordinária no dia 4 de outubro. Por uma questão de segurança, moradores que vivem em imóveis precários, “que se encontrem em situação emergencial e de calamidade pública” vão ser removidos.
Compõem o Complexo da Beira Rio as comunidades Santa Clara, Tito Silva, Miramar, Vila Tambauzinho, Cafofo Liberdade, Brasília de Palha, Padre Hildon Bandeira e São Rafael.