Aos 36 anos e 14 de profissão, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Leonardo Guimarães, acrescenta em seu currículo mais um capítulo de histórias vitoriosas. Ele foi um dos 26 bombeiros enviados à Bahia para auxiliar no socorro e atendimento aos mais de 660 mil moradores das regiões afetadas pelas enchentes.
As fortes chuvas deixaram um rastro de destruição. Na quinta-feira (30), eram 25 mortes. Ao todo, haviam 33.247 desabrigados e o número de desalojados subiu para 57.243. As informações são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado (Sudec), com base nos dados recebidos das prefeituras.
Números impressionantes, mas não menos que o cenário visto pelos socorristas que estiveram nas regiões afetadas.
Leonardo Guimarães, além de capitão do Corpo de Bombeiros, é médico por formação. Estudou Medicina entre 2014 e 2020 e se especializou em transporte aeromédico no ano passado. Hoje ele faz parte Departamento de Operações Aéreas -DOA CBMPB e Grupamento de transporte aeromédico (GRAME).
As dificuldades na Bahia, porém, não eram desconhecidas. Em 2008, o médico atuou no atendimento às vítimas de enchentes na cidade de Sousa, na época como soldado do CBMPB. “Retiramos famílias que estavam ilhadas, idosos que moravam sozinhos em áreas de difícil acesso e recuperamos bens materiais”, disse ao Portal T5.
Capitão Guimarães levou sua experiência nas duas profissões para ajudar as vítimas. “Posso dizer que as duas profissões contribuíram muito para o sucesso da missão. Como bombeiro militar sabia que enfrentaríamos bastante dificuldades, principalmente no deslocamento e acesso e que estaria apto para ajudar na entrega de suprimentos e água para as vítimas da enchente. Como médico, pude contribuir em mais de 200 atendimentos médicos a crianças, adultos e idosos, distribuídos em 5 comunidades, na região de ilhéus”, explicou à reportagem.
A missão de salvar vidas na Bahia foi compartilhada entre socorristas de vários estados do Brasil. “Foram várias situações marcantes. Durante os dois dias em que estive na região afetada pela enchente, posso destacar o atendimento à comunidade Serrado, que por conta da dificuldade de acesso estavam sem atendimento médico básico. Na oportunidade pudemos realizar, além das consultas médicas, a distribuição de medicamentos, administração de drogas endovenosas e intramuscular e distribuição de mais de 50 cestas básicas”, acrescentou.
Por fim, o sentimento de dever cumprido ao ver que, um pouco do seu trabalho mudou a vida de tantas pessoas. “Foi muito gratificante poder amenizar o sofrimento físico daquele povo, mas também ouvir suas histórias marcantes de vida e de superação daquela população, sempre com muito respeito e empatia, através de um atendimento digno, humanizado e acolhedor”, ressaltou.
Além dos profissionais, o Corpo de Bombeiro da Paraíba enviou à Bahia equipamentos e materiais para auxiliar nos trabalhos de retirada de pessoas de áreas de risco, equipamentos de desobstrução de vias e de recuperação de serviços essenciais. Os militares estão retornando hoje para a Paraíba.
As chuvas atingiram 165 municípios baianos, dos quais 153 declararam situação de emergência. Além de São Félix do Coribe e Ubaitaba, outras 11 cidades registraram mortes em decorrência das enchentes.
Lista de bombeiros militares que foram enviados à Bahia:
Sd Rafael Rodrigues do Nascimento
Cb Eduardo Moraes Sousa
Cb Djacy de Azevedo do Nascimento
Cb FLÁVIO Batista de Vasconcelos
Sgt Tyberio Fonseca Ribeiro do Nascimento
Cb Thiago da Silva Pequeno
Sd Hélio Abdias Silva Nascimento
Cap Igor Henrique Carneiro Campos Lacerda
ST Paulo Wescley da Silva
Asp Andrei VEIGA Sales
2° Sgt Mateus Porto Moura
Sd Matheus Ferreira Munguba
Asp Antonio DIMAS Cabral Lucio
3° Sgt Matheus Machado Menezes
1° Ten Clemilton dos Santos Oliveira
3° Sgt Charles Everton de Morais Viana
Sd. Antônio Gustavo Ferreira
Cb Josinaldo de Figueiredo Dias
Cb Lincoln Ramalho Freire
2° Ten Hellysson Henrique Azevedo Guedes
Cel Carlos Jean Vieira Araújo Benicio de Sá
2° Ten Isabel Reis da Silva
2° Ten Emanuel da Cunha Silva
1° Antônio Anderson Lucena Ribeiro
Cap. Leonardo Guimarães da Penha