João Azevêdo prestigia posse de vice-presidente do TRE

Desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti, também assume a função de corregedora para o biênio 2022/2024.

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta segunda-feira (14), a solenidade de posse da nova vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti, que também assume a função de corregedora para o biênio 2022/2024.

Além do chefe do Executivo estadual, estiveram presentes à Mesa de Honra virtual o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Laurita Vaz, ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outras autoridades.

“Desejo à desembargadora Fátima Bezerra pleno êxito em mais uma missão que passa a constar no seu extenso currículo que atesta seu profissionalismo e compromisso com a população. A sua postura de servir marca a sua honrosa e brilhante carreira na Magistratura paraibana, elevando o nome do nosso estado, representando muito bem a firmeza, coragem e sensibilidade da mulher paraibana”, afirmou o governador.

Em seu discurso de posse, Fátima Bezerra Cavalcanti destacou o compromisso com as regras do jogo democrático. “Abraço, uma a uma, as competências do cargo que estou a assumir. Peço o amparo divino para bem cumprir a nobre missão de velar pela regularidade do sistema, assegurando a correta aplicação de princípios e norma”, disse.

O desembargador Leandro dos Santos, presidente do TRE-PB também para o biênio 2022/2024, destacou, em seu discurso, as qualidades éticas e jurídicas da desembargadora, ressaltando a importância da liderança de Fátima Bezerra Cavalcanti no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Representando o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), a procuradora regional eleitoral, Acácia Suassuna, evidenciou a presença da desembargadora na Mesa Diretora do TRE-PB na ampliação do espaço feminino no Poder Judiciário. “A senhora veio com um importante papel para exercer a vice-presidência e a corregedoria, mas também para ter um incremento da participação feminina nas carreiras jurídicas. E essa participação – que a nós tanto buscamos na sociedade – eu vejo que a senhora contribui e inspira desde sempre. Ficou em primeiro lugar no 43° concurso de juiz de direito, a primeira mulher a integrar o Tribunal de Justiça da Paraíba, em 2002”, discursou.

Também prestigiaram a solenidade de posse da nova vice-presidente do TRE-PB o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade; Saulo Benevides, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), o deputado estadual Trócolli Júnior, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); Antônio Herman Benjamin, ministro do STJ; entre outras autoridades.

Perfil – Fátima Bezerra Cavalcanti ingressou na magistratura em 1984, na Comarca de Pilões. Atuou nas comarcas de Guarabira, Rio Tinto, Bayeux e Campina Grande.

Em 2002, a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti foi a primeira mulher a integrar a Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).

Com uma sólida formação jurídica, a atual vice-presidente do TRE-PB exerceu diversos cargos na magistratura e mantém uma atividade intelectual intensa, tendo publicado várias obras, entre as quais “Por uma magistratura independente”, lançada em 1981.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui