Uma pesquisa da Associação Brasileira para Competitividade e Inovação (Abracinov) observou que 45% dos consumidores da Paraíba pretendem realizar a compra de presentes nesta Páscoa. Segundo a pesquisa, 17% desse público assinalaram que talvez comprem presentes.
O levantamento consultou 200 consumidores em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Guarabira, Patos, Pombal, Sousa, Cabedelo e Bananeiras, entre os dias 8 a 11 de abril, e os participantes responderam à pesquisa por meio de consulta virtual. De acordo com a CNC, 81% do público consultado mora em João Pessoa e a maioria é do gênero feminino.
Em comparação aos dados divulgados da Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL), é possível observar que a intenção de compra do público nacional foi ainda maior em relação aos dados da Paraíba, 64%.
Também é possível evidenciar os principais resultados em relação ao número de pessoas que os participantes pretendem presentear: 28% pretendem presentear apenas uma pessoa, 47% até três pessoas e 25% mais de três pessoas, sendo elas em sua maioria crianças (66%). O público feminino (82%) deverá ser o mais presenteado.
Ainda conforme o levantamento, 79% dos consultados informaram que darão ovos de Páscoa para parentes e amigos. Desses, 63% comprarão ovos de Páscoa industrializados e 37% ovos artesanais.
Nos resultados divulgados pela CNDL, esse número é bastante semelhante: 57% pretendem comprar ovos da Páscoa industrializados.
A pesquisa aponta ainda que bombons industrializados, barras de chocolate e cestas personalizadas lideram a preferência de quem não vai comprar ovos de chocolate.
Já no que diz respeito aos gastos, 28% dos participantes possuem a expectativa de gastar até R$ 50 com as compras de Páscoa, 54% entre R$ 51 a R$ 100, 13% de R$ 101 a R$ 200 e 5% acima de R$ 201.
Em relação aos motivos que impossibilitam os entrevistados de realizar alguma compra, os principais foram: 44% possuem outra prioridade, 16% não gostam ou não possuem costume, 20% estão endividados e 20% alegam outros motivos.
Expectativas
O varejo deverá movimentar R$ 2,16 bilhões em vendas na Páscoa desde ano, um resultado mais expressivo do que o atingido em 2021. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Os ovos industrializados começaram a ser confecionados ainda em 2021, visando a garantir o abastecimento de todas as regiões do país e as empresas tem buscado inovar nas formas como eles serão apresentados ao público, agregando valor ao produto final.
A CNC aponta ainda que o e-commerce é um facilitador para o aumento nas vendas durante esse período, pois após a pandemia se tornou a preferência de muitos consumidores. A expectativa é de um incremento de 20% nas vendas online neste ano com relação a 2021.
Recomendação a lojistas
“A Abracinov reforça a importância das empresas investirem na qualificação dos profissionais de venda, avaliação da satisfação do cliente, realização de pós venda, organização de um layout atrativo para os clientes e prestação de um atendimento de excelência. Além disso, reforçar que as empresas físicas devem dar atenção aos públicos prioritários, atendendo prontamente as suas necessidades e individualidades”, disse a associação.