A 20 dias do primeiro turno das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) tem até esta segunda-feira (12) para finalizar o julgamento de todos os pedidos de candidaturas para o pleito que acontece no dia 2 de outubro.
Na Paraíba, 730 registros de candidaturas foram feitos para as eleições deste ano e ainda passam por processo final de análise pelo órgão. Até agora, apenas um candidato à Câmara Federal teve pedido indeferido. Enquanto isso, para o cargo de deputado estadual, oito pedidos foram negados.
Já na última sexta-feira, o candidato do PT ao Senado Federal, Ricardo Coutinho, teve sua candidatura indeferida pelo TRE-PB. A defesa do ex-governador, porém, ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já foi, inclusive, emitida uma nota dizendo que a decisão será recorrida ao TSE, cabendo, assim, ao STF a palavra final sobre a candidatura.
O TRE-PB também já registrou a renúncia de 12 candidatos que buscavam se eleger nas Eleições 2022. Queiroguinha (PL), filho do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, e Buba Germano (PSB) estão entre os nomes mais conhecidos da lista.