Operação contra o ‘Golpe do Renavan’ é deflagrada na Paraíba e Pernambuco

Ação visa coibir crimes que consistem em falsificar documentos para emplacar veículo novo de que não tem a posse ou propriedade.

As Polícias Civil da Paraíba e Pernambuco deflagraram, nesta terça-feira (27), a Operação Sósia para combater o chamado ‘Golpe do Renavan’, e mandatos de buscas e apreensão estão sendo cumpridos em Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, ambas cidades pernambucanas, todos expedidos pela Vara Única da Comarca de Caaporã, no Estado.

A operação é decorrente de uma investigação conjunta das Polícias Civis da Paraíba, por meio da Delegacia Municipal de Pitimbu, e de Pernambuco, através da Delegacia de Repressão e Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), a qual visa coibir crimes que consistem em falsificar documentos para emplacar veículo novo de que não tem a posse ou propriedade e, após, aplicar fraudes em financeiras e seguradoras.

Além de causar prejuízos às instituições financeiras, este golpe gera grandes transtornos aos adquirentes de veículo novos, pois ficam impossibilitados de emplacá-los vez que já constam como licenciados em nome de terceiros.

Na investigação da Operação Sósia foi descoberto que os criminosos emplacavam o automóvel fraudulentamente no Detran – PE e, após aplicarem o golpe numa instituição financeira, noticiavam o veículo, também chamado de Dublê, como roubado na circunscrição da Delegacia Municipal de Pitimbu – PB.

Em apenas um desses golpes, os fraudadores causaram um prejuízo numa seguradora no montante de R$ 303.544,22 (trezentos e três mil, quinhentos e quarenta e quatro reais e vinte e dois centavos). Também está sendo investigado se houve participação de servidores públicos nos crimes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui