A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou relatório sobre a balneabilidade em mais de 60 trechos de praias do litoral paraibano. De acordo com as análises, foram considerados impróprios cinco trechos localizados nos municípios de João Pessoa e Cabedelo.
Em João Pessoa, dos 19 trechos de praia monitorados, três foram classificados como impróprios pela Sudema:
– Trecho da praia de Manaíra em frente ao N° 1461 da Av. João Maurício;
– Trecho da praia de Tambaú, em frente ao busto de Tamandaré;
– Trecho da praia do Cabo Branco, em frente a rotatória do Cabo Branco;
– Trecho da praia do Cabo Branco (Farol do Cabo Branco), em frente a galeria de águas pluviais;
Já quem quiser ir à praia no município de Cabedelo, deverá evitar a praia do Jacaré, no trecho da margem direita do estuário do rio Paraíba.
Todos os trechos de praias localizados nos municípios de Pitimbu, Conde, Lucena, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca foram considerados próprios para banho.
O relatório tem validade até 11 de novembro de 2022. As amostras foram coletadas entre 31/10 e 01/11, segundo a Sudema.
O que á a balneabilidade
Segundo a superintendência, a balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.
Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, que devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favoráveis ou não.