A Unifacisa, em parceria com a Universidade de Maastricht, apresenta a pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte com uma metodologia transformadora e pioneira no Brasil, a partir da necessidade do aprendizado centrado no aluno. Aqui, o aluno se torna o centro da sua jornada de aprendizagem, construindo, com total autonomia, habilidades profissionais relevantes por meio de recursos ativos e imersões práticas dentro de um ecossistema completo e único no país.
A medicina do esporte é a especialidade que cuida da saúde de quem busca melhorar sua qualidade de vida, desde um atleta profissional ou amador que busca a alta performance, uma pessoa ativa, um sedentário que quer começar uma atividade física até os pacientes com comorbidades que precisam de exercícios, como remédio na melhora da qualidade de vida.
A rotina do médico do esporte envolve avaliações pré-participação, reabilitação de lesões esportivas, execução de exames como ergoespirometria e ultrassonografia point of care, análise de desempenho, coordenação de equipes esportivas, gestão de projetos de tecnologia e inovação no esporte, entre outras: uma especialidade totalmente focada na promoção de saúde através do exercício, desde a criança ao idoso.
O aluno da pós-graduação da Unifacisa adquire ferramentas para criar um modelo de trabalho no qual consiga integrar seu papel ao de outros profissionais, para, assim, acompanhar o paciente de maneira integral na prevenção de doenças, avaliação de exames específicos, recuperação de lesões, indicação de dietas e treinos específicos. Como destaca o coordenador do curso, o médico do Esporte Diogo Vilar Campos: “O aluno da pós-graduação em Medicina Esportiva vai ter uma capacitação melhor para cuidar dessas pessoas que se exercitam, por exemplo, médicos ortopedistas ao obter a especialização passam a atender atletas e/ou pessoas que precisam voltar a fazer exercícios após lesões e reabilitação, além de abrir um novo mercado como atuar em clubes esportivos e atender especialmente atletas profissionais.” Destaca.
O método holandês aplicado na pós-graduação é o PBL- Problem Based Learning- Aprendizado baseado em problemas é a metodologia dos cursos de graduação da Unifacisa e será aplicado por casos clínicos por um time de professores médicos renomados e especialistas no assunto de todo país.
O time conta com nomes como: Gustavo Bornholdt de Santa Catarina, mestre em medicina esportiva e com experiência no departamento médico do rugby brasileiro; Leonardo Hirao, Paulista, membro do Comitê Olímpico Brasileiro; Fernando Bianchini, especialista em cardiologia do esporte; Tiago Beltrame Giacomini, radiologia do esporte. Destaque também para o coordenador, Diogo Vilar Campos, ex-médico do Grêmio Futebol Clube em Porto Alegre, médico do Basquete Unifacisa e coordenador da reabilitação cardiopulmonar da Fundação Pedro Américo.
Todo o ecossistema da Universidade estará à disposição dos alunos da pós, uma mega estrutura de laboratórios com alta tecnologia, academia Unifit, Clínicas Escola, Hospital de Ensino Laboratório e Pesquisa – Help e a Arena Unifacisa, casa do Basquete Unifacisa que disputa a NBB, primeira divisão do basquete brasileiro. As aulas de cada módulo serão híbridas com exposições síncronas, podcasts, pílulas de conhecimento, quizzes e tudo culmina com um final de semana presencial com atividades de imersão nos principais temas da especialidade.
Para isso, contamos com recursos ativos que variam em estratégia desde exposição de conteúdo online à imersão em atividades práticas mensais com a utilização de estruturas que permeiam laboratórios equipados e modernos até uma Arena esportiva e centro de treinamento, casa do time profissional de basquete UNIFACISA da NBB. Assim, a construção do conhecimento é comandada e gerida pelo aluno com a utilização de uma metodologia pioneira que desenvolve conhecimentos, habilidades, atitudes e raciocínio clínico.
A proposta do curso de Pós-Graduação em Medicina do Exercício e do Esporte na UNIFACISA é oferecer ao aluno um conteúdo abrangendo as principais áreas da especialidade, baseado em evidências científicas, com um método que foca especificamente em desenvolver habilidades que proporcionem ao médico capacidade suficiente para lidar com os principais problemas relacionados ao exercício e esporte em sua rotina.
Por meio de uma grade curricular completa, profissionais com experiência reconhecida e atuantes em grandes centros esportivos brasileiros, este curso oferece um conteúdo que incentiva o estudo e dá segurança para o profissional fazer a diferença na vida daqueles pacientes que se dedicam ao exercício e o esporte e influenciar cada vez mais as pessoas a saírem do sedentarismo.
Saiba mais e inscreva-se em pos.unifacisa.edu.br