Compositor, cantor, percussionista e uma das principais referências da música na Paraíba e no Nordeste. Este breve resumo sobre Escurinho pode ser conferido de perto nesta sexta, 30, no show de encerramento do Natal na Usina. A apresentação será às 20h, na Tenda da Música e a entrada é gratuita.
Escurinho estuda a música nordestina desde a década de 70, quando fundou o Grupo Ferradura, com o compositor Chico César. Interprete performático, traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, unindo regionalismo com pesquisas de sons indígenas e africanos numa combinação explosiva com o rock. No show preparado para o Natal na Usina, Escurinho vai lançar o EP “O bom é tomar cuidado”.
Há três anos, ele produz o projeto “Ciranda da Penha”, onde realiza na praia de mesmo nome, uma vez ao mês, shows com grupos de cultura popular. Escurinho tem quatro discos lançados está finalizando seu quinto disco – “O bom é tomar cuidado” – com músicas feitas durante o período da pandemia. Em 2005, lançou o dvd “Toca Brasil” gravado ao vivo no Itaú Cultural e ao lado do cantor Chico César realizou uma série de shows na Espanha, Bélgica, Suíça e Itália.
Palco Bonde – Às 19h, o Coletivo Tribo Éthnos vai comemorar os 32 anos de história com o espetáculo “O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis”, que foi adaptado para especialmente para o Natal na Usina. A performance é encenada pelos artistas Ayleen Vant e Vant Vaz, com a bailarina Karla Oliveira, e tem como inspiração nas forças da dualidade, do existir como um sonho ou de uma ilusão.
Em clima de Réveillon – Com releituras e medleys, a banda Funkeria quer fazer o público dançar da primeira à última nota. O show começa às 22h, na Sala Vladimir Carvalho e promete uma prévia de Réveillon, com uma trilha clássicos da soul e dance music dos anos 70 e 80, hits do pop que atravessaram o milênio e canções contemporâneas que contagiam pessoas de todas as idades.
A Funkeria é uma big band que preza pela empolgação na execução das canções, com um show contagiante e divertido, homenageando ícones do pop, da soul music e da black music, como Michael Jackson, Stevie Wonder, Tim Maia, JamesBrown, Marvin Gaye, Beyoncé, Prince, Bruno Mars e Aretha Franklin, entre outros nomes que marcaram a história da música.
O Natal na Usina é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e patrocínio da Energisa.
Confira a programação:
Sexta – 30 de dezembro
19h- Coletivo Tribo Éthnos -Palco Bonde
20h – Escurinho – Tenda da Música
22h – Funkeria -Sala Vladimir Carvalho