Era apenas para ser uma viagem (importante, diga-se) do papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos, de ampla maioria muçulmana, em busca de paz no Oriente Médio. É a primeira vez na história que um líder máximo do catolicismo visita a região. Mas o que chamou mais a atenção na visita até o momento foi uma foto pouco abonadora para ele.
Na segunda (4), em um dos compromissos em Abu Dhabi, uma das principais cidades dos Emirados Árabes, o papa se encontrou com o imã egípcio Ahmed al-Tayeb. Os dois líderes religiosos assinaram uma declaração a favor da paz mundial, pedindo o fim das guerras no Oriente Médio.
Após a assinatura do documento, os dois se cumprimentaram. Uma foto tirada do momento sugere um beijo na boca.
Na verdade, os líderes religiosos não se beijaram na boca, e sim no rosto.
Porém, foi a imagem do beijo mais ‘quente’ que rodou o mundo.
‘Eu beijei o papa e gostei disso’, brincou um internauta, parodiando a canção ‘I Kissed a Girl’, de Katy Perry, que fala de uma relação homossexual ‘para experimentar’.
A história fica ainda mais curiosa devido a uma grande coincidência: o mesmo imã egípcio já foi retratado beijando um papa (no caso, Bento 16) em uma campanha publicitária da Benetton veiculada em 2011. Na peça, a grife italiana fez montagens com líderes mundiais antagônicos se beijando. Houve uma grande polêmica, e a Igreja Católica fez um acordo para que a imagem fosse tirada de circulação.
- Messenger
- Copiar link
O papa Francisco fica nos Emirados Árabes até esta terça (5). Na última aparição pública no país, ele participou de uma missa em um estádio para cerca de 170 mil pessoas.