Entenda o projeto de R$ 2,5 milhões que prevê instalação de recifes artificiais na costa paraibana

Programa será desenvolvido ao longo de quatro anos e tem como meta o lançamento de 10 mil blocos de recifes artificiais, possivelmente, em 10 pontos

O governador João Azevêdo (PSB) assinou, nessa terça-feira (17), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, acordo de parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para desenvolver o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar), que prevê a instalação de recifes artificiais marinhos e a restauração ecológica dos corais do estado.

Recursos

A ação receberá um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões do Governo do Estado e tem o objetivo de recuperar a biodiversidade, fomentar o turismo náutico e subaquático e colaborar com o manejo da pesca na Paraíba.

Os recifes

O programa será desenvolvido ao longo de quatro anos e tem como meta o lançamento de 10 mil blocos de recifes artificiais, possivelmente, em 10 pontos da plataforma continental rasa do estado.

As áreas serão definidas após a realização de estudos ambientais com a participação dos segmentos ligados ao turismo, pesca e navegação.

Turismo e meio ambiente

Além disso, será definida uma área para mergulho temático e realizadas técnicas de restauração ecológica dos ambientes coralíneos naturais.

Também estão previstos o desenvolvimento de um programa de Educação Ambiental transversalizado e curricularizado e produção de ciência e inovação durante o monitoramento ambiental em parceria com as Istituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) da Paraíba.

Preamar

O Preamar conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores do IFPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e colaboradores externos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui