A Maternidade Frei Damião, referência para atendimento de gestantes de alto risco na Paraíba, tem enfrentado dificuldades em relação ao estoque de leite humano, utilizado para alimentar os recém-nascidos que ficam em tratamento na UTI Neonatal da unidade.
Levantamento feito pelo Banco de Leite Anita Cabral aponta que, entre os meses de novembro e janeiro, a redução no total de leite humano doado em toda Paraíba foi de mais de 200 litros.
A diretora do Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, destaca que muitas mulheres que amamentam podem se tornar doadoras. “Basta estar saudável e ter leite em excesso. O leite que sobra, mesmo que seja pouco, salva muitas vidas. Há bebês que iniciam a vida consumindo 1ml de leite em cada refeição, cada gota conta”, explica.
Thaíse reforça que a doação de leite é um processo muito seguro. “Doar leite não oferece riscos à amamentação e ainda estimula a produção desse alimento. Não existe substituto para o leite humano e dentro da política do aleitamento materno, a doação de leite tem salvaguardado a vida dos prematuros das nossas unidades neonatais. Doar o leite que sobra é um gesto de solidariedade que confere vida aos paraibaninhos prematuros”, conclui.
Como fazer doação
A coleta é feita em domicílio e a equipe do Banco de Leite Anita Cabral faz uma visita à doadora, informando os protocolos de segurança e fornecendo todo material necessário para o procedimento. As doações são retiradas em dias preestabelecidos.
Também é possível realizar a doação através de um dos postos de coleta espalhados pelo estado.
O Anita Cabral funciona em horário ambulatorial das 8h às 16h30, o contato pode ser realizado pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do Instagram.