As obras de triplicação da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa, serão retomadas até o início do segundo semestre, entre julho e agosto. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (19) pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (DNIT), Cacildo Medeiros. Uma nova licitação será feita ainda em abril e o custo total do que falta para a conclusão da obra, até o viaduto das Três Lagoas, está previsto em R$ 500 milhões.
A obra vinha sendo tocada pelo Exército Brasileiro, após desistência do consórcio vencedor da primeira licitação, em 2019. No entanto, o Termo de Execução Descentralizada que autorizou o Exército a continuar com a obra acaba no dia 28 deste mês, motivo pelo qual ele já se retirou do empreendimento.
Com a nova licitação, serão licitados os trechos entre os quilômetros dois e 13, com conclusão de serviços de pavimentação no segmento onde o Exército atuou e, também, a construção de passarelas, serviços de drenagem superficial e profunda, implantação de vias locais [marginais à BR-230], iluminação pública e a construção dos viadutos nos trechos da Mata do Amém e do bairro do Renascer, ambos em Cabedelo.
A conclusão destas etapas citadas deve acontecer até o segundo semestre de 2026, totalizando um investimento de R$ 170 milhões. No entanto, conforme o superintendente do DNIT, o órgão tem R$ 68 milhões disponíveis para a execução.
“A previsão é de contratação em junho e início das obras após as chuvas, com conclusão em três anos. Temos disponíveis R$ 68 milhões até o momento para essa próxima etapa e contamos com o compromisso da bancada federal e do governo Federal para garantia dos recursos [restantes]”, afirmou Cacildo.
Nova licitação no fim do ano
O DNIT também tem previsão de lançar uma outra licitação para o trecho do km 13 ao km 28 (até o viaduto das Três Lagoas, em João Pessoa), até o fim do ano. Para este trecho, estão previstas as construções de passarelas e mais seis viadutos, além da reforma e ampliação dos viadutos da Tancredo Neves e Pedro II sem necessidade de demolição.
Os outros seis viadutos serão construídos nos seguintes trechos: um em frente ao BIG hipermercado; um em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho; dois nas proximidades do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa; um em frente ao Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); e um outro após o Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo. Este será diferente dos outros modelos.
“Este viaduto perto das Três Lagos será um equipamento que chamamos de viaduto de passagem inferior. A BR continuará passando onde ela está, mas o equipamento contará com uma passagem por baixo ligando as duas comunidades que margeiam a rodovia”, explicou Cacildo Medeiros.
Em outro trecho no bairro do Castelo Branco, a triplicação passará por uma discussão junto ao Ministério Público Federal (MPF), já que a BR-230 está entre a barreira do Castelo Branco e uma comunidade, com possível necessidade de retirada das famílias do local para alargamento da pista.
“Estamos atualizando o projeto e assim que a parte da geometria estiver com uma versão atualizada devemos convidar todos para discutir melhorias”, disse Cacildo.
Nesta licitação, a previsão é de necessidade de investimentos na ordem dos R$ 300 milhões. No total, somando gastos com as duas licitações restantes, desapropriações e demais serviços, a estimativa é de um investimento entre R$ 470 milhões e R$ 500 milhões.
Obra chegará aos dez anos de execução
Conforme apurado, as obras de triplicação da BR-230 começaram em 2017 e estavam orçadas em R$ 255.499.965,86. Até a etapa atual do empreendimento, o DNIT informou que foram investidos R$ 51 milhões (valor considerado sem a atualização monetária e já somados valores gastos com o Exército e o Consórcio Construcap/Copasa, que abandonou a triplicação em 2019).
Com atualização pelo pelo IGP-M FVG-Ibre, o valor de R$ 51 milhões investidos até o momento vai para, aproximadamente, R$ 89 milhões.
Como a previsão do DNIT é de conclusão das obras até o km 13 para 2026, a finalização do trecho até as Três Lagos deve ultrapassar o ano de 2027, chegando a mais de dez anos de obras de ampliação.
No fim, levando em consideração a previsão atual de necessidade de investimento, com o valor já investido corrigido, a obra da triplicação da BR-230 vai custar R$ 589 milhões, 130,98% a mais do que o previsto inicialmente.