O prefeito do município localizado em São Mamede, situado no Sertão da Paraíba, Umberto Jefferson (DEM), foi detido durante uma ação conduzida pela Polícia Federal nesta terça-feira, dia 15. Denominada “Operação Celebração no Terreno 2”, a operação tem por objetivo suprimir um esquema de direcionamento de processos licitatórios, desvio de recursos públicos, práticas corruptas e lavagem de dinheiro.
Conforme noticiado, foram efetuadas a execução de 6 mandados de busca e apreensão, sendo 5 no município de Patos e 1 no próprio São Mamede. Além do prefeito, outras três pessoas foram detidas em caráter preventivo. Também foi autorizada a suspensão de atividades de dois servidores públicos e a apreensão de bens avaliados em cerca de R$ 5.187.359,94 (cinco milhões, cento e oitenta e sete mil, trezentos e cinquenta e nove reais e noventa e quatro centavos).
Todas as ações judiciais foram ordenadas pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Os delitos em apuração estão tipificados nos artigos 337-F (perturbação da equidade competitiva de licitação), 337-J (invasão de privacidade em licitação), 337 (desqualificação de concorrente), 337 (fraude em licitação ou contrato), 312 (peculato), 317 (corrupção passiva) e 333 (corrupção ativa), todos previstos no Código Penal, bem como no artigo 1º, §1º, II, da Lei nº 9613/98 (lavagem de dinheiro).
Essa fase corresponde à segunda parte da Operação Celebração no Terreno, deflagrada em 2 de março, quando foram apreendidos documentos e mais de R$ 250 mil em espécie na residência de um dos indivíduos investigados.
O nome da operação faz alusão à linguagem empregada pelos implicados ao coordenar o resultado de processos licitatórios.