O influenciador brasileiro João Victor Penha da Silva, conhecido nas redes sociais como João VS, virou notícia neste fim de semana, após ser acusado de aplicar golpes em dezenas de pessoas desde 2019. Em posts no TikTok, Instagram e X (antigo Twitter), profissionais de moda e beleza têm feito desabafos, relatando como teriam sido enganados por ele.
Apelidado de “Anna Delvey de Campo Grande”, em referência à golpista russa cuja história virou série na Netflix, o jovem ostenta uma vida de luxo na internet. Ele se apresenta como stylist e, em suas publicações, desfila roupas e acessórios de grifes internacionais, em ambientes como jatinhos e mansões, sempre marcando localizações como Paris, na França, Nova York, Estados Unidos, e Zurique, na Suíça.
Conforme as supostas vítimas, na vida real, João VS seria de origem humilde, morador de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Suas fotos e vídeos, de acordo com os relatos, trariam conteúdo falso e looks de outras pessoas.
Acesso VIP
Algumas versões dão conta de que o jovem dizia ser filho de um bilionário árabe, com acesso livre a eventos exclusivos e áreas VIP das principais semanas de moda do mundo, entre outros privilégios. Com esse discurso, ele iniciava contato via mensagem direta, oferecendo um serviço que incluiria o styling, com roupas e acessórios consignados.
Para clientes interessadas em influência, ele oferecia a possibilidade de interação com nomes relevantes do universo da alta costura, como estilistas, empresários e top models.
A influenciadora Mariane Esper afirmou, em vídeo no TikTok, ter arcado com os todos os custos de uma viagem com João VS a Paris, em uma trama digna de novela. O combinado, segundo ela, seria oferecer o transporte do stylist até a capital francesa, para que ele se responsabilizasse por sua produção de conteúdo e a incluísse em listas VIP.
— Eu teria que pagar a passagem e ele faria o serviço dele, que seria me fotografar e gravar todos os meus conteúdos (…) Chegou o segundo dia de viagem, o cara não tinha dinheiro, não tinha cartão, não tinha nada (…) Tive que pagar tudo para ele (…) — lamentou ela.
Mariane destacou, no entanto, que uma das promessas foi cumprida:
— Ele realmente me levou na alta-costura da Balenciaga, então, isso, para mim, foi ótimo.
Outro vídeo que viralizou foi o de uma empresária que comentou ter fechado uma parceria com o influenciador. Ela contou ter emprestado roupas de sua loja para que ele fizesse fotos de divulgação que seriam usadas por ambos. Segundo a profissional, João VS teria demorado três meses para lhe devolver as peças e as imagens nunca teriam sido publicadas.
Reembolso
Uma das histórias mais comentadas é a da influenciadora que se identifica como Cleo no TikTok. Em seu relato, ela comenta que foi por meio do Instagram que conheceu o suposto golpista.
Ao perceber que ela morava em Nova York, ele a teria convidado para um jantar da Chanel na cidade norte-americana. Segundo ela, João VS pediu que Cleo pagasse sua passagem para que, em troca, lhe garantisse a entrada e apresentasse a diversas celebridades. No dia em que seria realizado o evento, porém, o stylist teria desmarcado o compromisso.
— Ele me ligou à noite dizendo que estava muito mal e não conseguiria sair, mas que depois do evento a gente poderia sair. Eu fiquei meio desconfiada, fiquei super magoada, mas entendi. (…) Eu e meus amigos ligamos para todas as lojas da Chanel de Nova York perguntando se teria algum evento e descobrimos que não existia evento nenhum.
A influenciadora afirma ter exigido a devolução do seu dinheiro, sob ameaça de expor a fraude nas redes sociais. Ela diz que recebeu o pagamento na hora.
João VS nega acusações
Em meio à imensa repercussão, o influenciador se defendeu das acusações, por meio de um vídeo no TikTok, no último sábado (19). Ele se disse vítima de difamação e assédio nas redes sociais. Em um dos trechos, alega ter conquistado uma vida de luxo por meio de um casamento.
— Três anos atrás, conheci uma pessoa que se apaixonou por mim, pelo meu jeito de ser. (…) E, acima de tudo, investe na pessoa que sou — declarou.
João VS desmentiu, ainda, algumas das histórias contadas e garantiu ter acesso a maquiadores exclusivos, executivos de grifes e jornalistas. Porém, em nenhum momento do vídeo, nomeou essas pessoas. Ele alegou ter cumprido os combinados e postou fotos que diz serem das suas “clientes” nos eventos. O influenciador deletou sua conta no Instagram.