A queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) tem deixado diversas prefeituras do país sob alerta e em situações financeiras difíceis. Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura de Alhandra revelou que não conseguirá realizar o desfile cívico de 7 de setembro devido às complicações causadas pela diminuição do repasse da União. O prefeito Marcelo Rodrigues comentou sobre o caso e prestou alguns esclarecimentos.
O prefeito Marcelo Rodrigues lamentou a situação e criticou as quedas nos valores do repasse federal. “Sempre realizamos o desfile de 7 de setembro, é uma tradição da nossa cidade e nossa gestão é extremamente ligada no fomento à cultura alhandrense. Porém, o que está acontecendo com o FPM é de se lamentar. É preciso uma forte articulação de todos os prefeitos do país para situar o Governo Federal sobre o cenário atual dos municípios”, disse o gestor.
Marcelo também destacou que cidades de todo país, como Juazeiro (BA), Brumado (BA), Valença (PI), e até mesmo a paraibana Princesa Isabel vem suspendendo o desfile cívico pelo mesmo motivo.
“Fizemos reuniões na semana passada sobre o momento financeiro do município por conta do corte no FPM, nossa equipe entendeu que era necessária ações de redução de custos e contingenciamento de despesas. Seguiremos os esforços para melhorar o cenário nos próximos dias”, afirmou o prefeito.
Comunicado da Prefeitura de Alhandra
A Prefeitura de Alhandra vem a público informar sobre a inviabilidade da realização do Desfile de 7 de setembro, no nosso município, assim como outras cidades do Brasil, têm sofrido cortes progressivos nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), oriundo do Governo Federal, a redução tem trazido dificuldades financeiras, o que implica na necessidade de ações de redução de custos e contingenciamento de despesas.
Continuaremos trabalhando na expectativa de dias melhores para a continuidade dos serviços que prestamos diariamente ao município de Alhandra.