A Paraíba conta com 26 representantes nos Jogos Parapan-Americanos 2023, que ocorrerão até este sábado (25), em Santiago, no Chile. Eles integram a delegação brasileira composta por 339 atletas em 17 modalidades, incluindo os 10 atletas-guia do atletismo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos. É a maior delegação da história do Brasil em uma edição da competição continental.
Na modalidade de futebol de 5 (deficientes visuais), os atletas paraibanos convocados são: Jonatan Felipe, Jardiel Vieira, Maicon Junior, Matheus da Costa e Luan Lacerda, juntamente com o técnico Fábio Vasconcelos, o assistente Josinaldo Souza, o preparador físico Edson Santos, além do fisiologista Alexandre Sérgio e o fisioterapeuta Halekson Freitas.
Pelo parataekwondo, Débora Bezerra, Silvana Fernandes e Joel Gomes. Já no goalball masculino, o treinador Jonatas Castro e os jogadores, Romário Marques e Émerson Silva.
Na modalidade de atletismo, Cícero Valdiran, Ariosvaldo Fernandes, Petrúcio Ferreira, que é considerado o atleta paralímpico mais rápido do mundo e atual recordista mundial na prova dos 100 metros rasos classe T-47 e o técnico Pedro Almeida.
Complementando a lista, Ailton Andrade e Maria Luzineide, no haletorilismo, e Wilians Silva, no judô. No parabadminton, Ana Gomes e no basquete em cadeira de rodas, o coordenador Franswillame Oliveira, além da enfermeira do rugby, Edilene Maria.
“O PARADESPORTO NA PARAIBA É UMA REFERÊNCIA INTERNACIONAL. SÓ NESSES JOGOS PARAPAN, QUE ESTÃO OCORRENDO NO CHILE, É MAIS UMA PROVA DISSO, POIS É 26 O NÚMERO DE PARAIBANOS QUE ESTÃO REPRESENTANDO O BRASIL EM UMA COMPETIÇÃO QUE ENVOLVE COMPETIDORES DE TODA A AMÉRICA. O INVESTIMENTO QUE O GOVERNO DO ESTADO PROPORCIONA VEM RESULTANDO UM AVANÇO TOTAL NO SEGMENTO PARADESPORTIVO”, DISSE LINDOLFO PIRES, SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER (SEJEL).