Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 já pode concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período de inscrições começou nessa terça-feira (22) e vai até a próxima sexta-feira (25).
São mais de 235 mil vagas em 129 instituições de ensino superior públicas em todo o Brasil.
É possível se inscrever em até duas opções de cursos. Mas, para concorrer as vagas, a nota da prova de redação tem que ser superior a zero.
O resultado do SISU será divulgado no dia 28 de janeiro, mas até lá será possível trocar as opções de cursos e universidades quantas vezes quiser, por meio do site do sistema ou do aplicativo. Isso porque uma vez por dia, o Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis.
O candidato também pode consultar seu boletim e a classificação parcial na opção de curso escolhido. Dessa forma, é possível trocar o curso e até a instituição que deseja estudar.
Segundo o analista de ensino superior, Pedro Amâncio, para conseguir a vaga almejada é necessário olhar não apenas a nota no Sisu, mas outras variáveis como condições para se manter durante o curso superior, qualidade de vida, mercado de trabalho e um comparativo entre as universidades.
Para ajudar na escolha do curso e universidade, o Ministério da Educação disponibilizou um simulador de notas. A ferramenta permite que o candidato veja em quais cursos teria sido aprovado em edições anteriores do processo.
A matrícula dos selecionados no Sisu deverá ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro na própria instituição de ensino que foram aprovados. EBC