Vivendo a temporada dos sonhos, com campanha histórica na Copa do Brasil e na final do Campeonato Paraibano, o Sousa chega para encarar o Botafogo-PB buscando o título estadual que não vem desde o ano de 2009 e, de quebra, ainda poderá pôr fim a uma sequência vigente, que já se estende há mais de 14 anos na disputa estadual.
O Alviverde carrega consigo um jejum histórico quando atua no estádio Almeidão contra o Belo. A última vez em que o time sertanejo saiu vencedor de um confronto realizado no Gigante do Cristo diante contra o Alvinegro foi no dia 27 de fevereiro de 2010. À época, as equipes mediram forças em partida válida pelo Campeonato Paraibano, e o Dino, de virada, venceu por 3 a 2. O resultado, inclusive, ocasionou na demissão do então técnico Argeu dos Santos, do Botafogo-PB.
Existe uma semelhança entre a fase vivida nessa vitória e o momento do Sousa em 2024. Se hoje o Dino briga de igual para igual no futebol paraibano, em 2010 a equipe sertaneja vinha embalado após faturar o Paraibano de 2009. Por outro lado, o Belo vivia uma seca de sete anos sem ser campeão. Agora, o clube acumula quatro anos de jejum de títulos.
Desde a última vitória na capital paraibana, o Dinossauro encontrou o Botafogo-PB em 11 partidas, acumulando dois empates e nove derrotas.
Desvantagem no retrospecto geral
Quando o assunto é confronto direto, o Botafogo-PB tem larga vantagem contra o adversário da final. As duas equipes já se encontraram em 102 jogos na história. O Dinossauro saiu vencedor em 28 duelos. Já o Belo conseguiu superar seu rival em 50 partidas, nas outras 24 oportunidades o confronto terminou empatado. Vantagem para o Alvinegro da Estrela Vermelha que possui 22 vitórias a mais que seu adversário.
Nesta temporada, as equipes se enfrentaram no Almeidão e empataram sem gols em partida realizada no dia 10 de março. Com o resultado, o Belo confirmou matematicamente a sua classificação às semifinais do Campeonato Paraibano.