TRE-PB vai utilizar ferramenta para identificar conteúdos gerados por Inteligência Artificial

Ferramenta criada por alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), servirá de apoio durante as eleições municipais deste ano

Alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram um sistema capaz de auxiliar na identificação de conteúdos produzidos por Inteligência Artificial. A ferramenta é lançada com a parceira do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Lançado como Sistema uIAra, a ferramenta é capaz de distinguir vozes reais de vozes criadas em computadores e servirá de apoio aos juízes eleitorais durante as eleições municipais deste ano.

“Nada melhor do que combater a inteligência artificial, do que utilizando a própria inteligência artificial”, afirmou o professor Alisson Brito, coordenador do Laboratório de Engenharias de Sistema e Robóticas (Laser), umas das unidade da Universidade envolvida no projeto.

De acordo com o professor, apenas os juízes eleitorais terão acesso à ferramenta que será disponibilizada em uma plataforma online. Caso apareça alguma demanda ou denúncia, o juiz vai colocar o conteúdo em questão, seja áudio ou vídeo, para passar por uma análise.

“A Inteligência Artificial é uma ciência probabilística”, reiterou o professor. De acordo com Alisson, a ferramenta vai mostrar a probabilidade do conteúdo ser real ou falso, mas sempre ficará a cargo do juiz eleitoral o poder de julgamento.

“A intenção nunca é de ser uma ferramenta que substitua o magistrado, mas ser uma ferramenta de apoio”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui