Dois incêndios em pouco mais de dois meses foram registrados no Centro Histórico de João Pessoa. Devido aos riscos frequentes devido às condições prediais, elétricas e abrigar materiais inflamáveis, diversos órgãos em uma ação de cooperação iniciam, nesta terça-feira (30) o mapeamento das edificações em situação de risco.
Uma das dificuldades enfrentadas é a identificação dos proprietários e responsáveis pelo uso das edificações no Centro Histórico. Para auxiliar na resolução desse problema, será solicitado o apoio da Prefeitura de João Pessoa.
No último domingo (29), um incêndio atingiu um imóvel abandonado na região do Centro Histórico, próximo à estação ferroviária no bairro Varadouro. Moradores da área iniciaram o combate às chamas e o Corpo de Bombeiros foi acionado, conseguindo controlar o incêndio.
Vistorias
O planejamento desenvolvido pela Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros prevê a vistoria de diferentes tipos de edificações e áreas de risco. O CBMPB será responsável por inspecionar as medidas de segurança contra incêndio e controle de pânic
As vistorias poderão ser realizadas a pedido dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis, bem como mediante denúncia através do telefone 193. O Corpo de Bombeiros terá uma equipe disponível 24 horas para emergências relacionadas a segurança contra incêndio, explosões e pânico.
A operação contará com a colaboração de diversos órgãos, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), o Crea, o Iphan, o Iphaep, o CAU e a Defesa Civil.
A ação de mapeamento e as vistorias subsequentes visam garantir a segurança das edificações e prevenir futuros incidentes na histórica região da capital paraibana.