A candidata Tacyana Leitão (PSB) lidera a disputa pela Prefeitura de Bayeux com 42,4% das intenções de voto, segundo pesquisa estimulada realizada pela Opinião, contratada pela Rede Mais e divulgada nesta segunda-feira (2). A pesquisa revela o cenário eleitoral atual do município da região metropolitana de João Pessoa, caso as eleições fossem hoje.
O ex-deputado federal e empresário Domiciano Cabral (MDB) aparece em segundo lugar com 16,9% das intenções de voto. O vereador Hermerson Caminhoneiro (Solidariedade) ocupa a terceira posição com 7,1%, seguido pelo empresário Glicério Feitosa (Novo), que conta com 5,1% da preferência do eleitorado. Os votos em branco, nulo e nenhum totalizam 9,3%, enquanto 19,2% dos entrevistados se declaram indecisos ou não souberam responder.
Além da liderança na pesquisa estimulada, Tacyana Leitão também é a mais lembrada na pesquisa espontânea, onde 30,2% dos eleitores mencionaram seu nome sem que fosse apresentada uma lista de candidatos. O ex-deputado Domiciano Cabral foi citado por 8,9% dos entrevistados, enquanto Hermerson Caminhoneiro e Glicério Feitosa foram lembrados por 3,1% e 2,9%, respectivamente. Curiosamente, mesmo sem concorrer, a ex-prefeita Sara Cabral foi mencionada por 2,4% dos entrevistados e a atual prefeita Luciene Gomes por 0,7%.
A pesquisa espontânea também mostra que 7,6% dos eleitores votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato, e 44,2% permanecem indecisos.
O levantamento ainda apontou que Domiciano Cabral é o candidato com maior rejeição entre os eleitores de Bayeux, com 22,4% declarando que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida, aparecem Hermerson Caminhoneiro com 17,6%, Glicério Feitosa com 14,7%, e Tacyana Leitão com 11,1%. Ainda, 9,3% dos entrevistados rejeitam todos os candidatos e 24,9% não rejeitam nenhum deles.
Dados técnicos da pesquisa
Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-05448/2024, a pesquisa foi realizada no dia 26 de agosto de 2024 e entrevistou 450 eleitores de diversos bairros de Bayeux. O intervalo de confiança é de 95%, com uma margem de erro de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram conduzidas em bairros como Alto da Boa Vista, Baralho, Brasília, entre outros.
Esses números oferecem um panorama inicial da disputa pela Prefeitura de Bayeux e mostram as tendências e desafios que cada candidato enfrentará até o dia da eleição.