A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um novo relatório de balneabilidade das praias da Paraíba, apontando três trechos que estão impróprios para banho. A análise, realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, é válida até o próximo dia 13.
De acordo com a Sudema, a melhoria geral na qualidade das águas é resultado de ações contínuas de preservação, como a “Operação Praia Limpa”. Desenvolvida em parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Secretaria de Infraestrutura, essa operação tem contribuído significativamente para a recuperação e manutenção das condições ambientais das praias paraibanas.
Trechos Impróprios para Banho
O relatório mais recente destacou os seguintes trechos como impróprios para banho:
– João Pessoa: Em frente à quadra de Manaíra e no trecho em frente ao nº 315 na Av. João Maurício, também em Manaíra.
– Pitimbu: No final da Rua da Paz.
A Sudema orienta os banhistas e a população a evitarem essas áreas, devido aos riscos que as condições de água poluída podem representar para a saúde. Novas análises serão realizadas em breve para verificar se esses trechos voltam a estar próprios para banho.
Áreas Próprias para Banho
Os demais pontos monitorados pela Sudema, incluindo praias em Mataraca, Baía da Traição, Conde, Cabedelo, Lucena e Rio Tinto, foram considerados adequados para banho. Com isso, a população paraibana e os turistas têm diversas opções seguras para desfrutar do litoral neste período.