A Paraíba não contará com tropas federais no segundo turno das eleições municipais de 2024. A decisão foi aprovada nesta terça-feira (22) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu o envio de reforço de segurança apenas para três municípios brasileiros: Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Caucaia (CE).
No primeiro turno, o TSE enviou tropas para 12 estados, incluindo a Paraíba, que recebeu reforço militar em sete cidades: Paulista, Pombal, São Bento, Itabaiana, Cabedelo, Bayeux e Fagundes.
O segundo turno ocorrerá no próximo domingo (27), e as Forças Armadas serão mobilizadas para garantir a segurança nas localidades onde foi solicitado suporte. A Paraíba, no entanto, não está entre os estados contemplados neste turno.
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que o efetivo policial local é insuficiente para assegurar a tranquilidade durante a votação. A logística para a operação fica a cargo do Ministério da Defesa.
No próximo domingo, cerca de 33,9 milhões de eleitores em 15 capitais e 36 municípios retornarão às urnas para escolher seus prefeitos. Na Paraíba, João Pessoa e Campina Grande são as únicas cidades que podem ter segundo turno, devido ao número de eleitores.