Um grupo de protetores de animais procurou a equipe do Correio Manhã, para denunciar uma situação de maus-tratos que acontece em uma residência localizada no bairro Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Segundo a denúncia, a casa mantém mais de 40 gatos abandonados em situação insalubre.
Uma das denunciantes, Graziela Pitanga, afirma que a situação acontece há pelo menos quatro anos. Ela afirma que muitos gatos ficam doentes, sem castração e acabam se proliferando, o que aumenta o número de animais.
Apesar de não terem acesso ao interior da casa, uma vez que o dono não permite a entrada, os vizinhos colocam potes de ração e água na calçada para os animais que conseguem circular.
Outra protetora, Patrícia Gondim, falou que não é possível ter dimensão de quantos animais estão em sofrimento já que alguns ficam dentro da residência. Entretanto, ainda de acordo com a mulher, é possível escutar muitos gatos miando diariamente, de fome e dor.
Patrícia também afirma que conversou com o caseiro da casa e ele diz que só é pago para alimentar os animais. O grupo contatou o Zoonoses, que afirmou que é preciso marcar um dia para fazer a fiscalização.
Maus-tratos aos animais é crime
De acordo com a legislação brasileira, maus-tratos aos animais é crime e são punidos com pena de dois a cinco anos de reclusão. As multas, também previstas por lei, variam de no mínimo R$ 50 reais a no máximo R$ 50 milhões.