Operação Stakeholders desarticula esquema financeiro de facção criminosa na Paraíba

A operação mira especialmente as chamadas “caixinhas”, um sistema estruturado de arrecadação de recursos financeiros utilizados pela organização para financiar atividades ilícitas.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou, nesta terça-feira (26), a Operação Stakeholders, com o objetivo de desarticular o esquema financeiro e organizacional de uma facção criminosa atuante em João Pessoa e regiões próximas. A ação envolve o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Sertãozinho.

Esquema financeiro das “caixinhas”

A operação mira especialmente as chamadas “caixinhas”, um sistema estruturado de arrecadação de recursos financeiros utilizados pela organização para financiar atividades ilícitas. As investigações apontam que essas arrecadações sustentam operações criminosas e garantem a continuidade das atividades do grupo.

Além disso, os mandados têm como foco identificar as “operadoras” responsáveis pela gestão dos recursos dentro da facção, desarticulando a estrutura econômica que viabiliza o funcionamento da organização.

Possíveis crimes envolvidos

Caso as apurações sejam confirmadas, os envolvidos poderão responder pelos crimes de:

  • Lavagem de dinheiro;
  • Organização criminosa.

As investigações apontam para um grupo altamente estruturado e com divisão de tarefas, evidenciando a complexidade do esquema e o impacto de suas ações no estado.

Forças de segurança envolvidas

A FICCO/PB é composta por diversas instituições de segurança pública e justiça, incluindo:

  • Polícia Civil;
  • Polícia Federal;
  • Polícia Militar;
  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN);
  • Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba;
  • Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.

A operação representa mais um esforço conjunto das forças de segurança para combater o crime organizado e enfraquecer a base financeira de facções criminosas na Paraíba. As investigações continuam para apurar responsabilidades e aprofundar o alcance das atividades ilícitas do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui