Inmet emite alerta laranja para o litoral da Paraíba com previsão de chuvas intensas e ventos fortes

A recomendação é que os moradores fiquem atentos às atualizações meteorológicas e adotem medidas preventivas para evitar danos causados pelas tempestades.

merecedestaque.com

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o litoral da Paraíba, prevendo chuvas intensas e ventos fortes até as 23h59 desta quarta-feira (5). O aviso, divulgado nesta terça-feira (4), alerta para precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h.

As condições climáticas adversas aumentam os riscos de alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia. Diante disso, o Inmet orienta a população a evitar se abrigar sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de tempestades.

Municípios afetados pelo alerta laranja

Além de João Pessoa, o alerta se estende para 24 municípios do litoral paraibano, sendo eles:

  • Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.

Alerta amarelo para o interior

O Inmet também emitiu um alerta amarelo para o Alto Sertão paraibano, classificado como “perigo potencial”, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.

Este aviso é válido até 12h desta quarta-feira (5) e atinge os municípios de:

  • Conceição, Ibiara, Manaíra, Santa Inês, Santana de Mangueira e São José de Princesa.

Outro alerta amarelo está em vigor para 222 municípios da Paraíba, exceto Santa Inês, prevendo chuvas e ventos moderados.

Recomendações de segurança

O Inmet orienta a população a tomar precauções durante o período de instabilidade, evitando se abrigar sob árvores durante rajadas de vento e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Para situações de emergência, os órgãos responsáveis podem ser acionados pelos seguintes números:

📞 199 – Defesa Civil
📞 193 – Corpo de Bombeiros

A recomendação é que os moradores fiquem atentos às atualizações meteorológicas e adotem medidas preventivas para evitar danos causados pelas tempestades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui